Uma pele hidratada começa de dentro para fora

 

Como manter a pele hidratada? Nas estações mais frias do ano, a pele tende a ficar mais ressecada, tanto pela baixa ingestão de água e mudanças na alimentação quanto pelos banhos mais quentes. 

 

Se você é uma pessoa que não gosta de tomar água, não come folhas e frutas, pode ter a pele mais ressecada, sem viço, sem brilho e desvitalizada. 

 

Isso acontece porque nossa pele é coberta pelo chamado manto hidrolipídico, que nos protege de agressões externas.

 

Então, uma dieta saudável e a ingestão correta de água são necessárias para obter uma hidratação eficaz, já que nenhum creme consegue suprir a necessidade de água da pele. 

 

Quando a pele está devidamente hidratada, ela tem uma capacidade maior de defesa perante as agressões climáticas e cicatriza melhor e mais rápido. 

 

Pessoas com pele seca me procuram por apresentarem coceira nas pernas, nos braços e nas costas, achando que têm algum tipo de problema de pele, quando, na verdade, é falta de hidratação. 

 

Esse problema pode se agravar, caso a pessoa tome banhos muito quentes e use esponja ou bucha, porque isso resseca ainda mais a pele. 

 

A importância da água 

 

Sem dúvida, a água é fundamental para inúmeras funções no nosso organismo. O próprio ácido hialurônico, presente na pele, em articulações e em outros tecidos, é extremamente ávido por água. 

 

Isso quer dizer que pessoas que têm a pele muito seca e fazem preenchimento com ácido hialurônico, terão uma durabilidade menor em seus resultados. 

 

Muitos mecanismos de transporte de nutrientes essenciais são feitos através da água contida no tecido intersticial. 

 

A água perdida por meio do suor precisa ser reposta, caso contrário pode provocar sede, dor de cabeça, fadiga e tonturas. 

 

Existe uma fórmula para se calcular o consumo individual de água , deve-se multiplicar o peso por 35 e teremos a quantidade de mililitros que a pessoa deve ingerir por dia. 

 

Dieta e hidratação da pele 

 

Além disso, uma estratégia que pode ajudar quem não gosta de beber água é dar sabor usando limão, morango ou hortelã, por exemplo. Assim você consegue ter mais sabor, charme e nutrientes. 

 

Também é importante consumir alimentos que contêm antioxidantes, como rúcula, couve e espinafre. Esses alimentos são ricos em vitaminas e uma fonte de aporte de água para o organismo. As frutas cítricas e vermelhas, assim como o açaí, também entram nessa lista. 

 

Por outro lado, o açúcar é um grande vilão para a pele, já que ele glicolisa o colágeno, tornando-o quebradiço, além de levar a uma potente oxidação das fibras. Por isso, o seu consumo deve ser controlado. 

 

Um grande aliado das dietas é o cogumelo. Shimeji, shitake e outros são ricos em proteínas e vitaminas B, C, D, E, fósforo e ferro. 

 

Da mesma forma vale incluir na dieta as algas marinhas, ricas em ômega 3, flavonóides e carotenóides. Além de ajudar na perda de peso, elas auxiliam na saúde do coração e trazem benefícios para a pele, pois são antioxidantes. 

 

Com certeza você já ouviu dizer que chocolate causa acne. Isso acontece porque é um alimento rico em gordura e isso pode piorar um processo inflamatório. Mas, no caso, o problema são as gorduras e não o chocolate. 

 

Enfim, devemos olhar com atenção para o que ingerimos e fazer escolhas benéficas para o nosso organismo. A saúde e a pele agradecem! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.